Social Icons

Thras Metal

                                                Thrash Metal 


Informações gerais
Origens estilísticas:NWOBHM,Heavy metal,Hardcore punk,Speed metal
Contexto cultural:Início da década de 1980 nos Estados Unidos, Alemanha e Brasil
Instrumentos típicos:Bateria, baixo, guitarra, vocal
Popularidade:Underground, principalmente no início de 1980; aumento de popularidade em meados da década de 1980, em alta no início da década de 1990; baixa popularidade em meados de 1990 e no início da década de 2000; ressurgimento da popularidade no final de 2000.
Formas derivadas:Black metal,Death metal

O Thrash Metal é uma subdivisão do heavy metal conhecida por uma maior velocidade e maior peso do que seus antecessores. Suas origens remontam ao fim da década de 1970 e começo da década de 1980, quando um grande número de bandas começou a incorporar elementos da NWOBHM com a nova música hardcore punk que surgia, criando assim um novo estilo. Este novo gênero é muito mais agressivo do que o speed metal, considerado seu predecessor. As "quatro grandes" bandas do thrash metal são AnthraxMegadethMetallica e Slayer, que criaram e popularizaram o gênero no começo da década de 1980,podem ser citadas também bandas como Exodus,Sodom,Kreator,Overkill,Destruction e Sepultura por sua importância para os Headbangers. Em meados do fim dos anos 70 o termo thrash já era usado na cena punk para referir-se as bandas que possuiam uma sonoridade mais agressiva que as demais do estilo, foram feitas até mesmo compilações utilizando o termo como o New York Thrash compilado em 1978 e lançado apenas em 1982 que continha bandas como Bad Brains, Adrenalin O.D., The Undead entre outras. Só a partir do início dos 80 que o termo foi adicionado no cenário do metal.

Surgimento nos Estados Unidos e na Alemanha
Motörhead com os álbuns Overkill (1979) e Ace of Spades (1980) consolidaram a sonoridade speed metal unindo a batida do punk rock e a melodia Rock n' roll. Apesar de tal influência, o Motörhead não se rotula uma banda de thrash metal.
O Hellhamer surgiu na Suíça em 1982. No mesmo ano, nascia na Alemanha o DestructionSodom e o Tankard, este último muito influenciado pelo Accept.

Ainda em 1982, é lançado a primeira demo do Tormentor, banda da qual mais tarde seus integrantes formaram o consagrado Kreator. Essas bandas deram uma enorme contribuição para a consolidação do estilo não só na Alemanha, mas também como na Europa e no mundo.
Alguns afirmam que a banda Overkill com a música "Unleash the Beast Within" de 1981 teria inaugurado oficialmente o estilo musical thrash metal. Pouco depois, a música do Metallica (com James Hetfield, Lars Ulrich, Dave Mustaine e Loyd Grant) Hit the Lights que estreou na coletânea Metal Massacre (nesta gravação James tocou o baixo e cantou; Lars tocou a bateria e os solos de guitarra ficaram por conta de Dave Mustaine e Lloyd Grant, um músico convidado amigo de James Hetfield). A música também foi gravada na primeira demo do Metallica intitulada No Life 'til Leather (contando com a seguinte formação: Dave Mustaine, James Hetfield, Lars Ulrich e Ron McGovney).
A primeira demo de thrash metal pode ser considerada como sendo a intitulada Red Skies da banda Metal Church lançada no final de 1981. Esta foi uma demo instrumental que combinava elementos de thrash, speed, e power metal, e não teve grande circulação, tendo seu sucesso encoberto pela nova demo do Metal Church intitulada Four Hymns de outubro de 1982.

Metallica foi a segunda banda norte-americana do estilo (com as demos Power metal de abril de 1982 e No Life 'til Leather de julho de 1982) e a primeira nos EUA a gravar um álbum (Kill 'Em All de julho de 1983).

Surgimento na Europa
O Venom, uma banda bastante influente não só para o thrash metal, mas para o death e black metal, lança em 1981 o seu álbum Welcome To Hell com uma sonoridade bastante thrash.
Em novembro de 1983, a banda Artillery grava uma demo intitulada We Are the Dead, esta demo tinha bastante influência de Black Sabbath, resultando em um tipo de thrash metal não tão rápido quanto o do Metallica, mas com conceitos similares de riffs de guitarra. Na Alemanha, bandas como Tormentor, que um ano mais tarde seria conhecida como KreatorDestruction,Sodom e Tankard também lançaram suas demos entre 1982 e 1983.

Surgimento no Brasil
heavy metal no Brasil teve o pioneirismo na banda Stress, de Belém do Pará com o lançamento independente do álbum Stress I, em 1982 (reeditado em CD pelo selo fluminense Dies Irae). É considerado um marco do metal brasileiro e foi o primeiro álbum de heavy metal a ser gravado na América Latina.
Mas no thrash metal a pioneira é a banda Dorsal Atlântica, do Rio de Janeiro. O split álbum com o Metalmorphose, Ultimatum, de 1984 (também relançado pela Dies Irae), é talvez o primeiro álbum de speed metal brasileiro. Mas vale lembrar que bandas de hardcore como Ratos de Porão e Lobotomia já tinham colocado influências de thrash metal no seu som no meio da década de 80.
O thrash metal no Brasil tinha basicamente três cenas, a de São Paulo (de bandas como Korzus, Executer, Attomica, Acid Storm, MX e etc), a do Rio de Janeiro (de bandas como Dorsal Atlântica, Azul Limão, Taurus, Metralion, Antitese e etc.) e a mais notória, a de Belo Horizonte (de bandas como Sepultura, Chakal, Mutilator, Overdose, entre outras, e alavancada graças ao selo Cogumelo Records).
Sem dúvida nenhuma, a banda brasileira de thrash metal de maior repercusão dentro e fora do Brasil foi o Sepultura. Inicialmente mais voltado para o lado mais obscuro do thrash metal (o que muitos chamavam de death ou black metal), logo com o lançamento de Schizophrenia em 1987 a banda despontou lá fora e levou a assinar com o selo europeu Roadrunner Records.
Durante os anos 90 não houve muitos nomes no thrash, mas vale citar Zero Vision e Distraught, que praticavam um thrash metal um pouco mais moderno, como o praticado lá fora (PanteraMachine Head, Hatebreed etc.).
 Hoje os representantes do thrash (seja na linha mais old-school ou mais moderna) são bandas como SIZED, Prophecy, Torture Squad, Blasthrash, Violator, Farscape, Toxic War, Bywar, Chakal, Disgrace and Terror entre outras.

Características do estilo
Basicamente o thrash metal se define em

  • A bateria usa-se rapidamente e geralmente tem bumbo duplo como no speed metal, utilizando a técnica do D-beat drum e Skank Beat drum.
  • Os riffs geralmente usam palhetadas em tremolo.
  • Os vocais variam muito de acordo com a banda, desde rasgado (drive), agudos, roucos ou até o vocal gutural.
  • As linhas de baixo são bem marcadas e constantes, acompanhando as viradas da bateria.
  • A presença quase obrigatória de um solo de guitarra.
  • As letras que induzem à ideia de "protesto", e de críticas sociais camufladas em uma descrição lírica de destruição e morte.